Infra-estrutura e desenvolvimento da indústria audiovisual


Centro Tecnológico  Audiovisual – TECNA
           
Em 1985, um grupo de cineastas cria a Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS (APTC – RS), com o objetivo de alavancar de maneira radical a atividade cinematográfica no Estado. Entre seus princípios, estava o entendimento de que o poder público deveria ter participação no fomento desta área cultural e econômica de suma importância, por meio de normas transparentes e democráticas. Um dos primeiros frutos da atuação da APTC foi a criação do Instituto Estadual de Cinema (IECINE) junto ao Governo do Estado. No IECINE, foram reunidos os equipamentos cinematográficos que estavam espalhados em vários departamentos e repartições estaduais, sem ligação com a área. A eles se juntaram, mais tarde, equipamentos doados por um convênio com o National Film Board do Canadá, pelo Centro Tecnológico de Audiovisual (CTAV) do Ministério da Cultura, pela Quanta, de Porto Alegre e, também, equipamentos comprados pela própria APTC. Esse parque básico e modesto tem sido utilizado pelos cursos e oficinas de cinema em graduação, pós-graduação e extensão.

Posteriormente, as entidades de cinema reuniram-se para esboçar o modelo ideal de um complexo de produção audiovisual, o qual atendesse às necessidades do mercado gaúcho, o qual já vinha se consolidando como o terceiro pólo de produção no país, ficando atrás de RJ e SP. Com isso, buscava-se a descentralização da produção, o desenvolvimento da atividade audiovisual como fonte de riqueza econômica, a auto-sustentabilidade do setor e a qualificação de novos profissionais. Uma pesquisa de mercado e de outros modelos de pólos de cinema realizada por um grupo de profissionais gaúchos e, pelo fato de o projeto estar ligado a uma universidade, criou-se um desenho distinto e moderno, onde se mesclam facilidades de produção com pesquisa tecnológica, ensino do audiovisual e integração com a comunidade.

Foi então que, em 2006, formatou-se o projeto do Centro Tecnológico Audiovisual – TECNA, através da firmação de um protocolo de intenções entre a FUNDACINE, a PUCRS e o Governo do Estado, com o objetivo de unir esforços para a viabilização da construção desse Complexo dentro do Campus da PUCRS em Viamão. Esse protocolo foi ratificado em 2007 pelo novo Governo do Estado e, no ano de 2009, foi assinado o Convênio definitivo entre a FUNDACINE, GOVERNO DO ESTADO e PUCRS para a produção do projeto técnico e posterior início das obras.

O projeto pretende fomentar, potencializar e qualificar a atividade audiovisual no RS, consolidando o CTPAV como uma importante fonte de conhecimento, geração de empregos e expertises, desenvolvimento tecnológico e riquezas para todos os envolvidos. Com a sua implantação, o mercado gaúcho ganha em rentabilidade, pois vai atrair diversos fornecedores de produtos e serviços voltados ao cinema, bem como grandes empresas produtoras, distribuidoras e exibidoras que pretendam explorar o mercado local.  Além disso, o Centro possibilitará que estudantes de cinema e de outros cursos de comunicação possam ter acesso a um espaço qualificado e completo de produção, o qual irá dispor das mais diversas ferramentas de produção e pós-produção de produtos audiovisuais, facilitando o aprendizado e contribuindo para a formação profissional.

O intuito é que todo o complexo audiovisual esteja pronto para a Copa de 2014, podendo ser utilizado pelas equipes dos veículos de comunicação de todo o mundo, as quais poderão desfrutar das facilidades da grande e completa infra-estrutura que fornecerá locação de estúdios; áreas para confecção e depósito de cenários, objetos e figurinos; áreas de produção; marcenaria com serralheria, pintura e finalização; espaço para cursos técnicos, palestras, oficinas, apresentações e pitchings; Laboratório Avançado de Pesquisa de Imagem (LAPI); Centro de Pesquisa e Produção (CPP), entre outros.
            
Para 2012, o desafio conjunto de viabilizar recursos para as obras de construção do TECNA será grande. A FUNDACINE e a PUCRS buscam investidores que queiram fechar parcerias para a implementação e a manutenção desse Centro Tecnológico. Os interessados podem fazer contato através do e-mail fundacine@fundacine.org.br.


RS Film Commission
 
Film commission é o nome dado internacionalmente aos escritórios que buscam investimentos em produção audiovisual para uma determinada localidade ou região. A criação de uma film commission no Rio Grande do Sul é a opção pela disputa desse mercado. Seus objetivos imediatos se limitam à organização de dois catálogos de informações integrados num sítio de internet: serão guias destinados a facilitar as decisões dos produtores de obras audiovisuais:
 
(1) O Guia de Locações será um catálogo visual e de dados sobre o RS, seus aspectos geográficos, arquitetônicos e humanos, mapas, dados meteorológicos, hidrográficos, de relevo e vegetação, agenda de eventos (festas, atividades culturais, esportivas e religiosas), levantamento fotográfico sobre monumentos e sítios sujeitos à preservação, parques, praias, rios, lagos e cachoeiras, matas, fauna e flora, áreas rurais e urbanas.

(2) O Guia de Produção será um roteiro para a realização audiovisual no RS, um conjunto de informações sobre a disponibilidade de serviços audiovisuais (estúdios, som, iluminação, animação, equipamentos, profissionais, cenários, laboratórios, insumos etc.), direito trabalhista, alfandegário, tributário e autoral, incentivos fiscais, procedimentos junto ao setor público, serviços diversos como seguros, transporte, comunicação, segurança, correios, limpeza, alimentação, hospedagem, tradução, entre outros.

Esses dois grupos de informações servirão de ferramenta para as empresas produtoras de bens audiovisuais, nacionais e internacionais. Serão disponibilizadas gratuitamente em sítio na internet, devidamente traduzidas em outras línguas, com mecanismo de busca e roteiros de procedimento para solucionar problemas, maximizar tempo, recursos humanos e financeiros nos projetos. Além dessa ferramenta, o projeto prevê uma ação de promoção dessa iniciativa, com a publicação de uma versão resumida dos dois guias e sua divulgação junto a empresas e instituições vinculadas à produção audiovisual.

A FUNDACINE vem tentando viabilizar a RS Film Commission há mais de dois anos, participando de entidades e encontros que buscam potencializar a criação e a atuação desses escritórios por todo o país, tais como a ABRAFIC (Aliança Brasileira de Film Commissions) e o I Encontro de Film Commissions. A colaboradora Letícia de Cássia é a coordenadora do projeto, buscando apoio, parcerias e investidores para a criação do escritório em Porto Alegre. O contato é leticia@fundacine.org.br.