Exibição, Difusão e Formação de público


RodaCine

O projeto RodaCine é uma das iniciativas de maior êxito dentro do cenário audiovisual brasileiro no que diz respeito à difusão dos produtos cinematográficos. Criado em 2001 e duplicado em 2006, é realizado em parceria com o Governo do Estado/Iecine e tem como proposta levar filmes de curta e longa-metragens nacionais aos municípios gaúchos que não possuem salas de exibição. O RodaCine funciona com duas unidades móveis, equipadas com projetores 35mm e digitais, telas e equipamentos de som. As sessões são organizadas com o apoio operacional das prefeituras e geralmente são realizadas em espaços públicos como ginásios, escolas, centros comunitários e paróquias, ao ar livre ou em ambientes fechados. A projeção conta com toda a qualidade de uma sala convencional e é realizada por uma equipe de técnicos habilitados que cuida de todos os detalhes. Os filmes são especialmente selecionados de acordo com o perfil de cada região onde serão exibidos e a seleção é feita através de uma curadoria especializada. As atividades do RodaCine são gratuitas, consolidando a iniciativa como uma das principais do país no que consiste à democratização do acesso e à descentralização da exibição de produtos audiovisuais.

O RodaCine teve sua primeira sessão em fevereiro de 2001, na cidade de São Lourenço do Sul. Durante a segunda edição, além dos filmes de longa-metragem, cada sessão passou a exibir também um curta-metragem gaúcho. Em 2006, o projeto foi ampliado, passando a contar com uma segunda unidade para operar na Região Metropolitana de Porto Alegre, além da já existente operando no interior do Estado. Em 2007, o mérito desta iniciativa colocou-a como semifinalista do “2ª Prêmio Cultura Viva” do Ministério da Cultura, concorrendo com mais de três mil projetos inscritos que representavam cerca de 900 municípios brasileiros.  Em 2010, o projeto da 5ª edição, aprovado pela Lei Rouanet, foi contemplado em dois importantes editais de patrocínio cultural: o da Eletrobrás e dos Correios.

Em 2011, o projeto comemorou seus 10 anos de existência, contabilizando 1.115 exibições realizadas, cerca de 464.566 espectadores, com uma média de público de 416 pessoas por sessão e  percorreu os quatro cantos do Rio Grande do Sul. Para celebrar essas conquistas, a FUNDACINE lançou em 2011 o RodaCine 5ª edição, através do patrocínio da Eletrobrás e do apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura, através do Instituto Estadual de Cinema (IECINE) que também comemorou 25 anos.

Com a meta de visitar 16 municípios/mês, o RodaCine exibiu nos meses de feveiro e março a seguinte programação:  Amigos Bizarros do Ricardinho, de Augusto Canani (CURTA ADULTO), Os Anjos do Meio da Praça, de Ale Camargo e Camila Carrossine (CURTA INFANTIL), As Aventuras de Gui & Estopa, de Mariana Caltabiano (LONGA INFANTIL) e Em teu nome, de Paulo Nascimento(LONGA ADULTO). A partir de abril, a programação será com outros filmes, a serem divulgados em breve.

Ao longo de 2012 a FUNDACINE prentende lançar mais uma edição do projeto que contará com diversas inovações a fim de aprimorar as exibições e beneficiar um número maior de espectadores.

Para receber o projeto, os municípios devem contatar a FUNDACINE através do e-mail rodacine@fundacine.org.br ou pelo telefone (51) 3226.3311. Maiores informações também podem ser encontradas no site do Rodacine.