VINTE ANOS DE TRABALHO PELO CINEMA BRASILEIRO

A FUNDAÇÃO DE CINEMA RS é uma Fundação de direito privado, sem fins lucrativos, sediada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, criada para promover uma sinergia no fomento ao setor audiovisual que vai além da atuação das entidades de classe. 

A entidade é empreendimento que reúne a iniciativa privada, o poder público nos três níveis (municipal, estadual e federal), universidades, emissoras de televisão, sindicatos e associações de vários segmentos do setor.

Pluralidade e a amplitude do conceito do audiovisual (mercado, arte, entretenimento, ferramenta de desenvolvimento econômico e social, meio de expressão de identidade local, fonte de riqueza cultural material e imaterial) são as duas características marcantes da FUNDACINE.


MISSÃO
Impulsionar o desenvolvimento da indústria cinematográfica e audiovisual do Rio Grande do Sul, aglutinando todos seus segmentos e áreas afins.

OBJETIVOS
- Unificar os esforços de entidades públicas e privadas e categorias profissionais ligadas à atividade cinematográfica no Estado do Rio Grande do Sul;
- Fomentar a criação/organização de um polo audiovisual local;
- Promover estudos e reflexão sobre os mercados e os produtos, dos pontos de vista econômico e estético, onde estão inseridas as produções do RS;
- Criar mecanismos de formação e qualificação de profissionais para a atividade audiovisual;
- Apoiar e fortalecer as iniciativas de difusão do produto audiovisual gaúcho;
- Criar relações de cooperação com instituições da área da cultura e da indústria cinematográfica, nacionais ou estrangeiras, mediante intercâmbios, convênios e afins.