/ Notícias

Navegue pelas notícias e fique por dentro de tudo que acontece no mundo do cinema.

18.03.2023 | PAINEIS DO EFIC com inscrições abertas


O 1º Encontro dos Festivais Ibero-Americanos de Cinema é um evento inédito que tem como objetivo promover ações de formação, conexões criativas e negócios para o segmento audiovisual e conta com 8 painéis temáticos de forma presencial 23 à 27 de março de 2023 na Cinemateca Capitólio. Segue a programação dos painéis do EFIC: Sexta-feira - 24 de março:

10h – Painel “Perspectivas do cinema documental”.  Sinopse: A ascensão do cinema documental em festivais e mostras internacionais.  Convidados: Miguel Ribeiro, (Doc Lisboa- Festival Internacional de Cinema), Luis Eduardo Zaffaroni (DocMontevideo e DOCSP), É Tudo Verdade (participação on-line), 

Mediação: Quetta Satt (Professora e pesquisadora FAMECOS- PUCRS)

18h - Painel -  “Circuito Internacional de Festivais e o potencial das obras ibero-americanas".   Sinopse:  A recepção do cinema ibero-americano no circuito internacional de festivais e mostras sob os olhares da curadoria e da produção.  Convidados: Wolney Oliveira (Cine Ceará), Marilha Naccari (FAM), Renata de Almeida (Mostra Internacional de Cinema de SP), Vilma Lustosa (Festival Internacional do Rio), Antonio Gonçalves Junior (Olhar de Cinema), Pavel Cortés (Festival Internacional de Cinema de Guadalajara). Mediação: Daniela Mazzilli (Coord. Cinema e Audiovisual) e Beto Rodrigues (FUNDACINE)    


Sábado - 25 de março:

10h - Painel : Políticas públicas de fomento e a presença dos filmes brasileiros em festivais internacionais 

Neste painel as instituições convidadas irão apresentar e debater as novas políticas audiovisuais que serão implementadas na retomada do apoio à realização de festivais, à distribuição dos filmes brasileiros, bem como o apoio à participação de obras brasileiras selecionadas em festivais internacionais. Além disso, serão abordados em específico os editais que serão lançados pela Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc II.

Convidados: Daniel Tonacci (ANCINE),Sofia Ferreira (IECINE), Adriane Freitag (Gerente Executiva do SIAESP e Cinema do Brasil) 

Mediação: Beto Rodrigues(FUNDACINE)


14h30 - Painel:  “O papel dos festivais no lançamento de filmes e sua inserção mercado brasileiro”

Sinopse:  As possibilidades de distribuição para um longa-metragem brasileiro a partir das experiências em festivais de cinema.

Convidados: Gabriel Martins (Marte Um), Marcos Santuário (Festival de Cinema de Gramado)

Mediação: Antônio Gonçalves Junior (Olhar de Cinema)


17h30 - O processo curatorial e sua influência na programação de Mostras e Festivais.

Sinopse: Os festivais de cinema possuem uma certa marca representada por sua linha curatorial que mesmo com a mudança dos profissionais da curadoria, ano a ano, costumam manter determinadas características que expressam suas identidades. Esse painel discutirá como a organização de cada festival pensa sua curadoria a cada nova edição dos eventos, o papel da pesquisa e qual sua influência na hora de organizar a programação. 


Convidados: Lorenna Rocha (Indeterminações e Janela Internacional de Cinema do Recife), Wolney Oliveira (Cine Ceará), Renata Tupinambá (FeCCI - Festival de Cinema e Cultura Indigena), Leo Bomfim (programador e curador EFIC).


Domingo - 26 de março:

15h - Painel na Sala Multimídia: O trabalho dos profissionais da crítica nos festivais e mostras de cinema.

Sinopse: O espaço encontrado pela crítica nos eventos de cinema e qual seu papel no fomento da cinefilia.

Convidados: David Manuel Obarrio (BAFICI), Victor Guimarães (FICValdivia/Semana de Berlim),Ivonete Pinto (Revista Teorema)

Mediação: Daniel Rodrigues (ACCIRS) Segunda-feira - 27 de março:

10h – Painel 7 - Festivais Gaúchos e o intercâmbio entre distintas cinematografias 

Sinopse: O que é levado em consideração para construir um evento de cinema sediado no Rio Grande do Sul e qual é a colaboração de um festival para a cinematografia do Estado.

Convidados: João Pedro Fleck (Fantaspoa), Leo Garcia (FRAPA), Kaya Rodrigues (Festival Cinema Negro em Ação), Ana Letícia Meira Schweig (Tela Indígena), Jaqueline Beltrame (Cine Esquema Novo).

Mediação: Richard Tavares (realizador audiovisual).



14h30 Painel 8 - Para além das capitais: As trajetórias do cinema independente. 

Sinopse: A história e a tradição de festivais de cinema e mostras relevantes descentralizadas, fora das capitais ibero-americanas e grandes centros já consolidados. A importância destes eventos na relação com as fronteiras,  e a movimentação da economia criativa local. 


Convidados: Zeca Brito (Festival Internacional de Cinema da Fronteira), Luiz Alberto Cassol (Festival Santa Maria Vídeo e Cinema), Diego Tafarel (Festival Santa Cruz de Cinema). Le Daros (Cine Serra)

Mediação:Angélica Segui


Todas as atividades do EFIC possuem entrada franca para o público e serão presenciais.
A programação completa do evento vai de 22 de março à 05 de abril e pode ser conferida nas redes sociais da FUNDACINE @fundaciners

Este projeto é uma realização da Fundação Cinema RS (FUNDACINE) em parceria com a Cinemateca Capitólio e Coordenação de Cinema e Audiovisual da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre; patrocínio da CEEE Grupo Equatorial e financiamento Pró-Cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Apoio: IECINE, IMOBI E MUBI.
Dúvidas: producao@fundacine.org.br





< Outras notícias