/ Notícias

Navegue pelas notícias e fique por dentro de tudo que acontece no mundo do cinema.

07.11.2022 | As inscrições para os painéis temáticos estão abertas


É com muita satisfação que informamos a abertura das inscrições para mais atividade formativa do VI SUL AUDIOVISUAL MARKET:  Os painéis temáticos que vão acontecer presencialmente na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre. E, também serão transmitidos de forma on-line pelo canal do Youtube e facebook da Fundacine.

Preparamos cinco painéis temáticos de forma a potencializar debates e partilha de experiências sobre os temas, onde vamos poder refletir sobre o cenário atual do mercado audiovisual gaúcho e brasileiro e seus desdobramentos na contemporaneidade frente aos novos tempos.

Se inscreva no link: https://forms.gle/tvNcxEwkPGuLyw1DA

Veja a programação e não perde essa oportunidade: 


Data: 21.11 | 19h30min - 20h30min
Painel: Políticas públicas para setor audiovisual 

O setor audiovisual é um importante mercado cultural e econômico que compreende a criação, a produção, a distribuição, a exibição, a circulação e o decorrente consumo de obras audiovisuais. As políticas públicas, assim como a atuação de agentes e instituições que buscam a elaboração, manutenção e a sistematização de ações públicas voltadas para o audiovisual são de extrema importância para a consolidação e evolução do setor audiovisual. O painel tem por objetivo trabalhar temáticas urgentes do audiovisual brasileiro em tempos incertos nos quais, mais do que nunca, o fortalecimento das políticas públicas, bem como as ações de estímulo ao mercado se fazem necessárias, bem como as perspectivas futuras da ANCINE.


Painelistas: Mauro Garcia (BRAVI); Tiago Mafra (ANCINE); Zeca Brito (IECINE); Beto Rodrigues (FUNDACINE)



Data: 22.11 | 14h às 15h30min

Painel: Film Commission Gaúchas


Uma Film Commission tem o papel de agente facilitador, buscando atrair e incentivar a realização de produções audiovisuais, oferecendo soluções para viabilizar que essas produções sejam realizadas em seu local de atuação. Uma produção audiovisual movimenta diferentes esferas de uma localidade, como as redes hoteleira, gastronômica e turística, impulsionando a economia local. O painel tem o intuito de propiciar o contato e a formação de parcerias entre as film commissions e as produtoras, bem como contribuir para o estabelecimento de uma rede de film commissions fortalecendo a cadeia produtiva.



Painelistas: Joana Braga (POA Film Commission); Patricia Schenkel (Antônio Prado Film Commission); Bruno Viana (Pelotas Film Commission); Melina Casagrande (Garibaldi Film Commission);  Denise Holleben   ( Bento Film Commission );  Gabriel Drecksler  (Gramado Film Commission);  Beto Rodrigues (FUNDACINE)



Data: 22.11 | 17h -18h30min
Painel: O que a audiência quer ver nas séries de documentário e nos reallity shows?  


As séries de documentário e os reality shows estão em alta no audiovisual brasileiro. Essa tendência pode ser observada analisando a quantidade de lançamentos disponibilizados nos últimos meses, tanto nos canais de streaming, como nas grades de programação dos canais de televisão. Identificar essa audiência, compreender suas preferências e motivos que levam ao aumento do consumo desses formatos é de grande importância para atender esse mercado e qualificar as produções neste formato de conteúdo. O painel visa analisar esse aquecimento de mercado, indicando possibilidades e tendências.


Painelistas:  Ramiro Azevedo (Box Brazil); Barbara Louise (Canal Curta); Fábio Mostof (Paramount); Leo Sassen (FUNDACINE)



Data: 22.11 | 19h - 20h

Painel:  Streaming, Ficção e Novos Hábitos de Consumo

É inegável que os brasileiros estão cada vez mais adeptos ao streaming, diversas pesquisas e levantamentos de dados apontam esse cenário. Esse modelo de entretenimento também tem criado diversas tendências de consumo.As séries ficcionais mexem diretamente com o imaginário dos espectadores no mundo todo. O sucesso de uma série ou personagem faz com que outras séries do mesmo gênero ganhem espaço e visibilidade, apontando uma possível tendência de consumo e fomentando a produção de outras séries com a mesma temática. O painel objetiva analisar os gêneros de séries ficcionais que têm conquistado a audiência nas plataformas de streaming, indicando hábitos de consumo e possibilidades para o mercado produtivo.


Painelistas:  Deydrid Kaefer (Box Brazil); Fabio Mostof (Paramount); João Roni (Ocean Filmes); Beto Rodrigues (FUNDACINE)


Data: 23.11 | 15h30min - 16h30min

Painel:  Estratégias de Distribuição e Lançamento

Fazer o lançamento de um filme é um processo complexo que requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção até o cronograma de lançamento. Entender desde o início qual o objetivo do filme é o passo primordial, depois é preciso analisar quais as estratégias a serem seguidas para atingir esse objetivo. Compreender onde o filme se encaixa melhor no mercado audiovisual é de extrema importância também. Essas informações são cruciais na definição de vários fatores ao longo da produção do filme. Dependendo da carreira almejada e das estratégias definidas, escolhas de ordem estética, locações, elenco, duração e janelas de exibição podem impactar na distribuição e no lançamento do filme. O painel tem o propósito de examinar e pensar sobre as diferentes estratégias de distribuição e lançamento, fomentando o conhecimento e a expansão da discussão sobre o tema, para que cada vez mais as produções audiovisuais possam chegar ao grande público.

Painelistas:  Daniela Menegotto  (Lança Filmes); Elzie Barbosa (Vitrine Filmes);  Marcio Moraes Filho (California Filmes);  Beto Rodrigues (FUNDACINE)


As inscrições para a Masterclass, Workshops e Rodadas de Negócios (presenciais e online) também estão abertas: Você encontra os links aqui: https://linktr.ee/sulaudiovisualmarket

As inscrições são gratuitas e vão até dia 11 de novembro. 


Patrocínio: CEEE Grupo Equatorial

Realização: Fundação Cinema RS | Cinemateca Capitólio | Prefeitura de Porto Alegre

Financiamento: Pró-cultura RS | Governo do Estado do Rio Grande do Sul






< Outras notícias